Existem numerosas empresas que trabalham com Web ( Vamos resumir com a palavra “Web” todos os serviços que existem sobre internet, marketing e etc.). Muitas delas estão a muito tempo no ramo de Web e ganham a confiança do publico/cliente automaticamente por este fato. Só que existem poréns que devem ser levados em conta na hora de contratar quaisquer serviços de Web. Irei citar mais abaixo.
Mas o que evitar? e outras dicas.
Se você tem uma empresa grande ou mesmo pequena:
Evite contratar empresas que fazem uso de técnicas que burlam os buscadores de sites. Muitas dessas empresas usam técnicas Black Hat, Farming links e muitas outras. Essas empresas são geralmente dirigidas de forma errônea ou de má fé. Se você trabalha com empresas que praticam tais técnicas, mais dia menos dia seu site será punido. Principalmente pelo Google. A dica é pesquise a reputação da empresa, contrate um profissional temporário que possa vasculhar seus clientes e o próprio site da empresa que oferecer os serviços, em busca de táticas “ilegais”. Assim você evita de ser punido diretamente ou indiretamente por grandes fontes de trafego da internet.
Evite “guerra de preços”, peça sempre o melhor serviço e mantenha um funcionário próprio para analisar dados, o que a empresa faz em seu nome, sua rotina de acordo com o que foi contratado e etc.
Evite empresas que não trabalham com planejamento, contrato e demais assuntos legais. Isso é de praxe.
Evite empresas “super atarefadas”. Não importa se a empresa que você vai contratar é grande ou pequena, exemplo Startups (são pequenas). O importante é se ela comprometerá-se com o que oferece. Empresas novas por exemplo são ótimas para trabalhar, elas não tem muitos clientes, portanto elas terão mais “folga” para lhe atender e manter um foco em “você”.
Se sua empresa é grande, ela precisa de “Foco” e “Diversidade“. É tudo para manter a popularidade.
Evite o “Faça você mesmo”. Nunca dá certo quando você tem um negócio e tem que administra-lo. Piora quando se tem um negócio amplo. A não ser que sua empresa seja muito grande dai então poderá criar um departamento especifico para Web. Mas em suma maioria não “Faça você mesmo”, se você tem um negócio pequeno precisa focar nele e deixar a parte web para quem sabe do assunto.
Exemplo se você mesmo tiver quiser criar um site para seu negócio. O que você sabe sobre isso? é o bastante para ter um site funcional ou profissional? você entende de Webdesign? Design de interface voltada para o usuário? SEO? CRM? Links Patrocinados? Heavy User de redes sociais? e se eu continuar citando todas as áreas, ferramentas e etc. Eu nunca terminarei esse post. E claro, evite totalmente “sobrinhos” que “entendem” de computador e internet. Se você quer ajudar seu sobrinho, parente ou enteado, invista nele. Envie-o para faculdades das áreas de web. Pague todo tipo de curso que aparecer. Torne-o um profissional.
Evite “pressa”. A pressa é inimiga da perfeição, já diz o ditado. A maioria dos serviços web levam de 2 a 6 meses para ser concluído. Alguns levam de 6 a 18 meses. Isso depende muito do projeto. Por exemplo um serviço de SEO bem trabalhado terá seus resultados em 6 meses no minimo. Serviços como SEO precisa ser focado e trabalhado, é interessante contratar empresas que façam esse serviço por meio de planos ou contratos longos.
Comentários