Como um banco central poderia usar a tecnologia criada por Satoshi Nakamoto e ainda sim não quebrar a economia?


A resposta é "lógica". O que o banco faz com o nosso dinheiro quando guardamos lá? com eles. Em teoria eles teriam um certo valor acumulado de seus clientes e poderiam usar para no quê bem entendessem. Durante muito tempo os bancos vieram cobrando taxas e mais taxas sobre uso de uma conta bancária. Hoje temos inúmeras opções de contas gratuitas (porém com outras taxas abusivas). Ou seja, os bancos são capazes de abdicar do lucro pelo fato de guardar seu dinheiro. E como eles ganham dinheiro? como lucram? como eu já disse em alguns posts, simplesmente oferecendo serviços diferenciados e facilidades.

O banco central por sua vez pode controlar a emissão de uma moeda digital baseada no QT-Bitcoin, (chamando-a de V-Real? de Virtual Real, que curioso seria não? VR$ quase remetendo ao cruzeiro?) Podem modificar o código do Satoshi Nakamoto para ele ser controlado pelo estado. Não que eu seja a favor disso, mas se fizerem assim, o Bitcoin passará a ser mais confiável, já que o estado está dando valor ao sistema. Todas as regras de emissão criadas pelo Satoshi podem ser contestadas (modificadas) na criação de uma nova moeda estatal digital. E a "descentralização" fica por conta dos bancos.

Os bancos irão manter rodando o sistema simplesmente fazendo as transações acontecerem como se estivessem "minerando". Cada banco teria uma copia da BlockChain mantida em seus servidores e assim seria capaz de um verificar a cópia do outro. Mantendo seguro o sistema. As pessoas teriam apenas suas versões resumidas do sistema de carteiras sem a BlockChain. O que seria um alivio já que o uso massivo tornaria impraticável as pessoas carregarem a Blockchain. Para aumentar o grau de confiança internacional os Banco Centrais de outros países podem manter uma copia da BlockChain brasileira com eles por questões de conexão entre cidadães brasileiros no exterior e também para casas de Câmbio usarem o sistema para verificar as moedas. Assim não recebendo moedas falsas, mesmo que isso seja praticamente impossível para um ser humano normal, falsificar uma moeda com camadas e camadas de criptografia.

Os bancos só iriam se preocupar em oferecer crédito e demais serviços. O quadro de funcionários seria reduzido ao extremo e a contratação de técnicos seria aumentada. As pessoas poderiam circular com o "Real Virtual" naturalmente e não precisariam ser "aprovadas" para começarem a guardar seu dinheiro. Já que o sistema substituiria a necessidade do colchão e da conta bancária. Porém, como toda história tem um "porém". Haveriam pessoas incapazes de aprender a usar o sistema de forma segura, a essas os bancos poderiam fornecer um serviço de "conta bancária virtual segura, com auxilio de um agente"ou seja taxas. Mas merecidas, pois é um sistema tão simples a pessoa que não aprender merecer pagar U.U

Voltando aos "termos legais" a moeda Virtual seria exatamente igual ao que já acontece hoje. Só que com muita segurança (e bota muita nisso aí). Verificação de gastos duplos e etc. Canetinhas pra descobrir moedas falsas seria coisa do passado! As pessoas olhariam para trás rindo de nós, tão "anos 2000".

Se puder ajudar a manter este blog faça uma doação:
Bitcoin
1NPiNeNLe3FVAkJkgNDQbjo9vDf16hUr8R
Litecoin
LPYEAweoJTn8Jh79dCc7XcvMEoBRbHBCtE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Venda de peças para Hp designjet 8000s

VMware Fusion - Sierra => Windows 10 VM - Adicionando HDD físico à maquina virtual

Porque viver usando o Adblock Plus se você pode ter o conteúdo que tanto ama pagando ao seu criador? Dê suporte aos criadores de conteúdo.